sábado, 25 de julho de 2015

Quatro vantagens do companheirismo




"Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." - Eclesiastes 4:9-12


Atualmente, é comum as pessoas celebrarem o mito da independência, louvando o indivíduo que conquistou tudo sozinho na vida, sem a ajuda de ninguém. Mas, apesar dos feitos que as pessoas consigam realizar sozinhas, feitos muitíssimos maiores são alcançados por equipes dedicadas e unidas que trabalharam juntas por um objetivo comum.

O autor de Eclesiastes acreditava nisso. Ele atribuiu um grande valor ao companheirismo por quatro motivos:

  • Maior produtividade. Não obstante o quanto uma pessoa trabalhe duro sozinha, ela nunca poderá fazer o mesmo que duas pessoas trabalhando juntas (Ec 4. 9). Uma equipe precisa de um esforço bem menor para obter os mesmos resultados, e pode maximizá-los aumentando a eficiência.
  • Acesso a auxílio imediato. Mais cedo ou mais tarde todo mundo erra. Errar é humano. Mas se a pessoa estiver sozinha ao errar os resultados podem ser devastadores - não apenas para o que está sendo produzido, mas para a própria pessoa. Trabalhando, porém, em companhia de outros, o indivíduo tem um anteparo em caso de erro. Este se torna mais improvável de acontecer e, quando ocorre, os companheiros estão a postos para oferecer consolo e ajudar o amigo a voltar aos trilhos (Ec 4. 10)
  • Calor humano. O mundo pode ser frio, pode destruir uma pessoa sem dar a menor chance a ela. Por isso é útil ter companhia. Os amigos oferecem conforto quando a vida é dura não necessariamente por dizerem alguma coisa, mas por estarem presentes (Ec 4. 11).
  • Segurança. O mundo pode ser indiferente a um indivíduo, mas também pode ser perigoso. Não é preciso que a pessoa procure problemas; muitas vezes, eles aparecem sem convocação. Mas o lobo tende a atacar a ovelha solitária, e não um rebanho. Por isso é sempre bom viajar acompanhado de outras pessoas (Ec 4. 12); em grupo é mais seguro.
Você se esforçou para estabelecer uma amizade sólida e duradoura com uma ou mais pessoas? Se não o fez, está perdendo alguns benefícios valiosos que Deus preparou para você. Não é errado estar sozinho ou ter uma natureza independente, mas todo ser humano precisa de alguém com quem compartilhar sua vida. Deus nos fez assim.

Fonte: O Novo Comentário Bíblico - Antigo Testamento - Página 998


Graça e Paz!!!








Nenhum comentário: