quarta-feira, 30 de março de 2011


Esperar em Deus

“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl. 40.1.)

Muitas vezes deixamos de depender de Deus por causa da nossa auto-suficiência, mas no meio da adversidade nos voltamos para Ele em busca de auxílio.
No Salmo 40 Davi começa louvando ao Senhor pela oração respondida. Ele havia esperado no Senhor com paciência e não se desapontara. O Senhor respondeu ao seu grito de socorro e deu-lhe equilíbrio e um “novo cântico” que se tornou testemunho para os demais (v.3).
Sabemos que Davi teve que esperar muitos anos para que as promessas do Senhor se cumprissem em sua vida, e nesse período, ele teve que enfrentar muitos “gigantes”, muitas batalhas, sofrimento, dor e angustia, que estão relatados nos salmos. Mas tudo isto fazia parte dos planos de Deus para sua vida. Ele precisava ser lapidado e treinado para se tornar Rei de Israel. Esperar em Deus significa renúncia, coragem e determinação.
Sabemos que o “agora” de Deus não é o nosso tempo e isto Deus tem me ensinado a cada dia mais. “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6.33.)
Esperar em Deus significa renunciar nossa própria vontade e deixar que Ele venha agir por nós. Os que esperam no Senhor com paciência encontrarão segurança e restauração renovada na comunhão com Ele.
Seja qual for a dificuldade que você está enfrentando, ore! Espere em Deus! Não desista! Ele lhe ouvirá. Pois os sonhos do Senhor jamais se frustrarão. Quando louvamos a Deus e esperamos nas Suas promessas, Deus trabalha por nós. Ao estudarmos sobre a vida de grandes homens da Bíblia, nos deparamos com uma realidade entre eles: esperaram anos para verem as promessas de Deus se concretizarem em suas vidas. Por quê? Como diz o Pastor Márcio Valadão (Igreja Batista da Lagoinha, Belo Horizonte, MG), “Deus trabalha ‘artesanalmente’”. Um exemplo bíblico foi a vida de Abraão. Ele é considerado o Pai da Fé. Aos 75 anos, Abraão ouviu a voz do Senhor e recebeu a promessa do filho herdeiro (Gn 15.5). Então, depois de nove meses, nasceu Isaque. Não! Quando Abraão não tinha mais o vigor físico e estava totalmente na dependência do Senhor, aos 100 anos de idade, ou seja, 25 anos após a promessa, nasceu Isaque, o filho tão esperado, o filho da promessa! Deve ter sido um período muito difícil para ele. As pessoas o questionavam sobre ter filhos, pois seu nome significava “Pai de Multidões”.
Mas ele tinha a promessa de Deus e a Palavra do Senhor não volta vazia: “Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Is 55.11).

A canção “Com Muito Louvor”, da cantora Cassiane diz:

“A gente precisa entender, o que Deus está falando
quando ele fica em silêncio, é porque está trabalhando
basta somente esperar o que Deus irá fazer
quando ele estende suas mãos é a hora de vencer.

Então louve, simplesmente louve
tá chorando louve, precisando louve,
tá sofrendo louve, não importa louve
teu louvor invade o céu...”

Quando louvamos a Deus e esperamos nas Suas promessas, Deus trabalha por nós. O segredo para termos a vitória é:

1º Lembrarmos das promessas do Senhor (Sl 119.49).
2º Lembrarmos do que Deus fez no passado a Abraão, a Jacó, a Moisés, a Davi e a tantos outros homens e mulheres de Deus (Sl 119.52).
3º Lembrarmos do nome de Deus (Sl 119.55).

Tenho esperado as promessas de Deus para todas as áreas da minha vida ministerial e emocional. Quando olho para o relógio e penso: “Está demorando!”. Começo, então, a louvá-lo, começo a lembrar das suas promessas. “Porque não há tempo perdido em esperar quando esperamos no Senhor”. (pensador T. Jones).
Quando tudo estiver silencioso, quando olhar ao seu redor e não conseguir enxergar a vitória, não desanime! Não murmure! Deus está trabalhando e Ele não tem pressa! Ele tem o tempo certo para tudo em nossas vidas (Ec 3). E creia que todas as promessas do Senhor irão se cumprir em sua vida, no tempo certo. Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera pois, no Senhor.” (Sl 27.14.)

A espera ajuda a fortalecer a nossa confiança em Deus

“Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Sl 62.5).

Por que é tão difícil esperar?
Somos muito imediatistas e não gostamos de esperar. Deixamos muitas vezes o medo e a ansiedade tornarem-se empecilhos à concretização das promessas de Deus em nossa vida. Mas se soubermos lidar com estes sentimentos, conquistaremos as promessas do Senhor no tempo certo!

Como esperar em Deus?
Tenho aprendido por meio do louvor e da adoração uma maneira maravilhosa de aguardar as promessas de Deus, mesmo nos momentos mais difíceis, quando tudo parece contrário, quando os sonhos e planos de Deus parecem que não irão se concretizar, começo a adorá-lo e a crer que não está demorando, mas que ele está trabalhando para entregar o melhor para minha vida.

Como saber o tempo certo de Deus?
Para entendermos o tempo certo de Deus, precisamos sentir a sua paz nas decisões que iremos tomar – aquela paz retratada em Filipenses 4.7, que excede todo nosso entendimento. Esperar no tempo certo de Deus também significa renúncia e santificação. Quando nos entregamos totalmente ao Senhor, ele passa a ser o dono exclusivo do nosso tempo. No “silêncio” Deus trabalha, no “silêncio” Deus molda nosso caráter, no “silêncio” aprendemos a depender dele e deixamos nossa auto-suficiência em suas mãos. O “silêncio” de Deus é necessário em nossa vida.

Conseqüências de não esperar em Deus
Existem graves conseqüências para aqueles que não esperam o tempo certo de Deus, tais como: ansiedade, medo, sonhos desfeitos, decepções, amarguras e frustrações.

O que você tem esperado? Cura? Ministério ungido? Casamento? Filhos? Emprego promissor? Esperar em Deus não é para os fracos, mas para os fortes em Cristo Jesus. A Palavra de Deus nos diz: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” (Sl 118.24).

Creia que o “dia do Senhor” está chegando em sua vida.
Creia que o “dia do Senhor” é cheio da presença dele.
Creia que o “dia do Senhor” é repleto de vitórias e alegrias. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64.4).

Faça hoje um compromisso perante o Senhor e se comprometa a esperar nele. Tome a decisão

de esperar pacientemente pelo melhor de Deus.

Deus lhe abençoe!

"Esperar quietinho diante de Deus pode poupar muita gente de cometer erros e passar por decepções." J. Hudson Taylor, missionário na China século 19.

Alisson Leonardo Malta

3 comentários:

natalia disse...

Glória a Deus pela sua vida! Mais uma vez Deus te usou para falar comigo... Hoje eu acordei com Deus me falando para esperar nele, devido a uma situação que estou passando... e eu não costumo entrar em blog ou site, e o seu me deu vontade, e o Senhor só confirmou aquilo que ele tinha falado!!! Deus te abençoe cada vez mais... Para vc continuar nos abençoando através da Palavra.

Laila disse...

ô glória! \õ/

roberta disse...

Que Deus continue te abençoando...
bjs